TFC 1–0 Ferroviário
Foi num dia atípico, uma terça-feira à noite, que foi realizado o jogo em atraso da jornada 9. E logo contra os nossos amigos do Ferroviário, a equipa que quebrou a nossa série de 15 (!) jogos sem perder. Derrota essa que estava ainda bem presente na memória do Técnico, uma vez que apenas um pouco mais de uma semana separava este jogo da deslocação infeliz a Marvila.
Mais uma vez o onze do Técnico sofria alterações em relação ao último jogo. Começando na baliza, o nosso holandês voador Dirk substituía Tiago Marques, Hans desceu no terreno de jogo e juntou-se ao André no centro da defesa (dada a ausência de Honrado). Com esta alteração, e também com a indisponibilidade de Barros, o trio do meio campo foi composto por “Pit” Madeira, Minderico e o único sobrevivente do desafio anterior, Tomás ‘Ribeiro’. No setor ofensivo foram, desta vez, Rosa e Máriozinho a darem o apoio a “Rá” nas alas.
Talvez justificado pelo atraso, mais um, de 30 minutos no início do jogo, a primeira parte começou com pouca intensidade e sem grandes oportunidades de ambos os lados.
O primeiro lance de registo é desenvolvido na nossa lateral esquerda, onde Rosa faz um cruzamento que, aliviado a punho pelas redes do Ferroviário, sobra para a entrada de área onde Botas remata sem sucesso. Os adversários responderam prontamente com um contra-ataque, depois de uma perda de bola de Maxi, que resultou num remate fraco à figura de Dirkjan. Houve ainda tempo para uma ocasião de perigo de Tomás no bico de grande área que, com a bola a saltar, remata fraco para as mãos do keeper.
HT 0–0;
41’???? Zé Du e Miguel (Marinho e Afonso);
60’???? Inácio (Rosa);
69’???? Reis (Madeira);
76’⚽️ 1–0, Miguel;
77’???? Anjo (Tomás);
79’???? Viegas (Rafa);
FT 1–0;
Ao intervalo o mister Gil percebeu que era preciso mexer na equipa e por isso meteu a jogo Miguel Pinto e Zé Du, que voltava aos relvados após uma longa paragem. A segunda parte arrancou com um bom pormenor de Tomás! Um toque subtil a tirar dois jogadores do lance, mas a cruza sai para as mãos do redes do Ferroviário.
A equipa de Marvila tentou responder com um cabeceamento que saiu por cima da baliza do nosso holandês, oportunidade essa que seria a única da equipa visitante na segunda parte.
A partir daí só deu Técnico! A qualidade do nosso jogo foi aumentando progressivamente e depois de uma triangulação entre Tomás, Miguel Pinto e Botas, este último cruza para Rafa que de pé esquerdo permite uma boa defesa ao redes do Ferroviário. Com o Técnico a controlar o jogo, Miguel Pinto teve uma grande oportunidade à entrada de área. Depois de um corte deficiente da defesa do Ferroviário, o seu remate seria bloqueado por Tomás que estava no sitio errado à hora errada. Zé Du estava a ser um sério candidato a melhor em campo, e teve duas boas ocasiões para inaugurar a contenda.
A primeira com um remate de muito longe a sair ao lado da baliza e, no seguimento, recupera bem a bola no nosso meio campo ofensivo e, depois de ultrapassar um adversário, remata forte e rasteiro para uma nova grande intervenção do guarda-redes. O Técnico tentava também de bola parada com Hans a responder bem de cabeça a um livre de Maxi. No entanto este só resultaria em mais uma defesa para canto.
Cheirava a golo, e o mesmo apareceu graças a um erro individual do central do Ferroviário que, já na fase final do jogo, ao tentar atrasar para o seu guarda redes, viu Miguel Pinto ser mais rápido e rematar para o fundo da baliza da equipa de Marvila, assegurando três pontos importantíssimos para a equipa do TFC que se encontra cada vez mais perto de assegurar a presença na fase decisiva do campeonato, a final-four.
Fica com os highlights:
#sempretecnico