Crónica — Jornada 20 do Inatel
Ferroviário 2–1 TFC
Depois de perder dois pontos na última jornada e sabendo de antemão que o duelo entre Bombeiros e Kabuscorp tinha dado vitória para os primeiros, o Técnico entrava em campo a saber que uma vitória colocava a nossa equipa com pé e meio na final four.
Com o vento a soprar com alguma intensidade em Marvila, coube-nos a nós atacar na 1ª parte a favor do mesmo. Na teoria seria uma vantagem relativa que acabou na prática por se materializar em golo na primeira grande oportunidade para as nossas cores: bom trabalho de Afonso dentro da área que culmina com um remate muito colocado obrigando o guarda-redes a fazer uma defesa difícil. Na recarga o nosso pichichi, Miguel Pinto, coloca a bola onde todos nós gostamos de a ver. Um a zero para o Técnico! Arranque perfeito!
O Ferroviário equilibrou a contenda e com a sua estratégia, de colocar bolas nas nossas costas, acabou por criar perigo prontamente com um remate muito perigoso a passar perto do poste. A nossa equipa controlava o jogo, mas sempre com o Ferroviário a tentar explorar as nossas costas. No entanto, acabámos por ter mais umas quantas oportunidades. Destaque especial para uma jogada de Barros, dentro da área, que acaba por rematar para defesa atenta do guardião contrário. Na sequência da mesma, a bola sobra para Telminho, à entrada da área, disparar forte com a bola a sacar tinta do poste.
Notava-se que o Técnico queria mais! A vantagem mínima não satisfazia. E mesmo com várias jogadas para poder dilatar o marcador, seria o Ferroviário a registar a melhor ocasião da 1ª parte: jogada de insistência com o avançado dos maquinistas a ficar isolado, com grandes possibilidades de fazer o golo, mas Tiago Marques com uma saída rápida a fazer a mancha evitando aquele que seria o golo do empate. Grande defesa de Tiago, mesmo em cima do apito para o intervalo, fazendo com que o Técnico descansasse ainda em posição vantajosa.
8’⚽ 0–1 Miguel Pinto (Afonso);
HT 0–1;
41′???? Hans (Afonso);
51′???? 1–1;
72′???? 2–1;
73′???? Anjo (Tomás);
76′???? Guiomar (Coelho);
FT 2–1
Para a 2ª parte, o mister Gil decide alterar o meio-campo com a entrada de Hans para o lugar de Afonso, dando assim mais músculo à zona central. Jogando agora contra o vento, esperava-se que o Ferroviário entrasse pressionante em busca do empate. E foi exatamente o que aconteceu: canto muito bem batido ao 2º poste com o central do Ferroviário a saltar mais alto que toda a nossa linha defensiva e a cabecear de forma fácil para o golo do empate.
Este era um resultado que não nos interessava e acabámos por voltar a tomar conta do jogo com muita posse de bola, mas sem nunca criar verdadeiro perigo. Diga-se que o Ferroviário nesta fase do encontro mostrava grande solidez defensiva, e acabaram por ser eles a estar perto de consolidar a vantagem. Num lance rápido de contra-ataque com Tiago Marques a sacar mais uma defesa monstruosa. Grande momento de Tiago a evitar um golo certo!
Na resposta, tivemos perto de fazer o golo com Telminho a surpreender num cruzamento/remate para uma defesa no limite do guardião contrário.
Entrávamos na reta final do encontro e a nossa equipa não desarmava na procura do golo.
Infelizmente acabaria por ser o Ferroviário a operar a cambalhota no marcador numa jogada muito consentida pela nossa equipa: Hans mata o contra-ataque fazendo uma falta muito inteligente, mas o nosso adversário marca rápido o pontapé livre acabando por lançar o seu avançado já dentro da nossa área. Este com um bom trabalho individual tira o nosso defesa da frente e remata colocado sem hipóteses para Tiago. Remontada feita para o Ferroviário.
Apesar de faltarem alguns minutos para o final, o Ferroviário, como equipa experiente que é, não permitiu mais investidas à sua baliza.
Este acabou por ser mais um resultado negativo para o TFC, o segundo consecutivo, que penaliza a nossa equipa por alguma inexperiência em momentos chaves do jogo. Apesar do bom futebol apresentado não conseguimos levar os três pontos, e voltámos a sentir o sabor da derrota passados mais de 6 meses (desde a primeira jornada).
Enfrentamos agora um ciclo terrível com 3 jogos num espaço duma semana: Kabuscorp, Ferroviário (novamente!) e Bombeiros Sapadores. Todos eles adversários diretos no acesso ao playoff. Jogos muito difíceis onde iremos certamente enfrentar muitas dificuldades. No entanto o Técnico Futebol Clube nasceu para este tipo de desafios! Como tal, no próximo sábado, esperamos contar com o teu apoio no Estádio 1 de maio! O teu Clube necessita de ti!
Aproveita e fica com os highlights da última partida
#SempreTécnico