???? “A História do Troféu” #7 ????
Em 2009–2010 decorria a segunda edição do Campeonato Universitário de Lisboa de futebol de 7, e a primeira participação da nossa equipa universitária na prova. Após uma prestação extremamente regular, foi alcançada a final diante da AAFDL, uma equipa mediática onde pontificava, por exemplo Chicão.
Após um início por cima da AAFDL, coroado com um golo, Chicão da AAFDL acabaria por ser expulso pouco depois, por acumulação de amarelos, fazendo com que a nossa equipa acabasse de estar mais por cima ao longo de todo o jogo, mas com excelente replica da AAFDL que, quando conseguiamos empatar, logo se recolocava em vantagem. Na reta final do jogo, o golo do empate tardava em chegar, e apesar da inferioridade numérica, a AAFDL continuava a lançar alguns contra-ataques perigosos. E à medida que o tempo ia passando, parecia que a equipa de futuros advogados estava destinada a vencer a final e a competição.
Até que, já nos minutos finais, após um atraso ao guarda-redes de direito, fruto da pressão de Brás, este manda uma rosca e a bola sobra para Mário Dias que marcou um dos golos mais fáceis da sua carreira e iguala a final.
No prolongamento, com o cansaço e a frustração de ver a vitória fugir entre as mãos por parte do adversário, a nossa equipa acabou por consumar a sua vitória, com o resultado a avolumar-se a nosso favor, e conquistar um título, com alguns adversários a perderem a cabeça nos momentos finais. Destaque para o golo e festejo de Brás, que tirou a camisola, pousou-a no relvado e fez vénias à mesma.
Tratou-se de um título importante numa fase complicada da equipa universitária, que permitiu que alguns elementos da equipa começassem a conhecer a sensação de vencer ao serviço do Instituto.